MOBILIDADE URBANA E SUSTENTABILIDADE

MOBILIDADE URBANA E SUSTENTABILIDADE

Mobilidade urbana: como o conceito pode contribuir com cidades mais sustentáveis?

A maneira como as cidades foram crescendo e se desenvolvendo impactou a mobilidade urbana de maneira significativa. A temática, tão discutida nos dias atuais, tem grande contribuição quando se pensa em desenvolvimento urbano.

Mas, este não é o único ponto. A temática ambiental e de sustentabilidade também são amplamente discutidas quando o assunto é mobilidade urbana. Isso porque as escolhas da população podem resultar em cidades que utilizam os recursos ambientais de forma mais intensa.

Mobilidade urbana: o que é?

O conceito de mobilidade urbana está associado com a maneira como a população urbana se locomove pela cidade. Essa locomoção pode ser através de transportes públicos, como ônibus, metrô ou trem, ou privados, como carros e motocicletas e até mesmo a pé.

A mobilidade urbana é um tema fundamental quando se discute planejamento urbano. Afinal, é através da compreensão deste conceito que a cidade se desenvolve.

A mobilidade urbana influencia na qualidade de vida de todos os cidadãos, isso porque, como ocorre nas grandes cidades, as pessoas podem passar muito tempo na locomoção. Em cidades muito populosas e grandes em quilometragem, muitas vezes são necessários mais de um transporte público para se locomover no trecho.

O desenvolvimento industrial impactou o desenvolvimento das cidades

Foi nas últimas décadas do século XX que a mobilidade urbana entrou efetivamente em pauta. O motivo: o desenvolvimento industrial e o êxodo das áreas rurais para as grandes cidades.

Com a grande possibilidade de trabalho nas indústrias, a população rural se deslocou para os grandes centros e, com isso, contribuiu para o desenvolvimento urbano das cidades. As cidades começaram a crescer em decorrência da superpopulação.

A evolução dos meios de transporte aconteceu neste período a partir da demanda de locomoção da população que começou a se deslocar de lugares cada vez mais distantes para os postos de trabalho.

Os transportes coletivos também se desenvolveram nessa época. A população de maior poder aquisitivo também adquiriu seu próprio carro. O resultado: mais veículos na rua.

Mobilidade urbana e a sustentabilidade

O crescimento das cidades e o aumento dos meios de transporte contribuíram fortemente para o aumento da poluição e consumo de combustíveis fósseis. Isso sem aprofundar nos materiais utilizados na produção das indústrias automobilísticas e a utilização dos recursos naturais.

Com a temática da sustentabilidade cada vez mais em pauta, a mobilidade urbana começou a ser repensada, e este movimento pode ser facilmente observado na procura por carros elétricos e nas formas mais econômicas de transporte, como patinetes e bicicletas.

Caronas coletivas e rodízio de carros são movimentos de mobilidade urbana que contribuem para um olhar mais sustentável em relação ao desenvolvimento urbano.

Existe um papel importante neste contexto, que é de legislações que estimulem um viés sustentável. Neste movimento, o planejamento urbano é fundamental para propor projetos de melhoria na mobilidade urbana e, consequentemente, na qualidade de vida da população.

Fretamento empresarial ou turismo

com segurança e profissionalismo.

contato