Apesar de muitas empresas dizerem que atendimento é um diferencial, a boa relação com o cliente deveria ser a meta de todas as organizações que oferecem serviço ao público. No ramo de transportes, atendimento de excelência ao passageiro é um pré-requisito básico.
Não importa qual o tipo de serviço, a regra é uma só: segurança e qualidade do começo ao fim do trajeto é o que pode determinar a percepção de valor pelo cliente e, com isso, a fidelização.
Atendimento de excelência ao passageiro: compreenda e foque na melhoria
Estar atento às necessidades dos passageiros é fundamental para construir um atendimento eficaz e de alto nível.
Promover um ambiente positivo e amigável a cada cliente é garantia de fidelização. Clientes que gostam do serviço ou produto são clientes recorrentes e que propagam sua satisfação para pessoas próximas.
Para começar a pensar em um atendimento de excelência ao passageiro:
· Peça feedbacks constantes do que pode ser melhorado;
· Compreenda com profundidade o que os seus clientes consideram um bom atendimento;
· Alinhe expectativas com seus clientes;
· Garanta que a qualidade do atendimento não esteja centralizada em uma pessoa, mas em todo o time;
· Foque sempre na melhoria.
5 dicas para potencializar o seu atendimento
O transporte de passageiros pode ser oferecido com qualidade, segurança, eficiência e bom atendimento. Todos estes pontos começam antes mesmo do cliente utilizar o serviço. Planeje bem as ações da empresa para que o cliente tenha uma experiência única desde o início.
Além do atendimento no balcão, a experiência com o transporte e as viagens são determinantes para o cliente querer voltar. Por isso, dedique-se nestes pontos:
Comodidade em primeiro lugar
Comodidade não é conforto. Embora conforto seja crucial quando o assunto é transporte, comodidade aqui representa solução, praticidade e facilidade. Como o seu cliente consegue chegar até você? Você é facilmente encontrado e contatado?
A contratação do serviço de transporte precisa ser simples e fácil de fazer. O atendimento de excelência ao passageiro começa justamente na praticidade que ele percebe ao solicitar um serviço.
Utilize apps e sites bem desenvolvidos, facilite a contratação de serviços, não burocratize processos sem necessidade e garanta uma jornada simples para os clientes.
Limpeza e segurança são primordiais
Não dá para oferecer um atendimento de excelência ao passageiro sem garantir que todos os veículos estejam limpos e bem higienizados. Este é um ponto determinante na decisão de recompra dos clientes.
A limpeza pode impactar a imagem da empresa perante os clientes. A falta de organização e higiene podem demonstrar descaso com os passageiros.
O mesmo acontece com a segurança. Garantir a manutenção preventiva de todos os veículos e demonstrar aos clientes que a segurança deles é a prioridade da companhia representam a certeza de um serviço prestado com muita qualidade.
Que tal deixar a viagem mais interessante?
Quando o assunto é transporte para viagens e excursões, há muito o que se agregar no serviço de transporte de passageiros. É possível organizar as viagens incluindo informações dinâmicas e especiais que conversam com o destino do grupo, como distribuir folhetos ou compartilhar informações bacanas sobre o destino.
Clientes costumeiramente retornam a comprar quando recebem mais do que o previamente combinado. Com pequenas ações, é possível oferecer uma viagem ainda mais interessante aos passageiros.
Alto nível de conforto aos passageiros
Não importa se o trajeto é curto ou longo, conforto é um dos itens mais buscados pelos clientes de transporte para viagens ou fretados para empresas.
Pensando nisso, garanta que a frota esteja preparada para garantir o conforto que o cliente deseja. Poltronas reclináveis, travesseiros e cobertores para viagens longas, snacks eventuais e ar-condicionado sempre fresco são alguns exemplos do que fazer para garantir conforto em qualquer ocasião.
Treinamento constate da equipe
É fundamental que toda a equipe compreenda que atendimento de excelência ao passageiro não é apenas ser simpático ou cordial no atendimento, mas, garantir uma entrega completa que une atendimento e experiência.
Para isso, o treinamento constante da equipe deve ser uma prioridade. Este treinamento inclui equipe técnica, operacional e também de atendimento.
Todo funcionário é um porta-voz da empresa. Por isso, todos os objetivos da companhia precisam estar alinhados com o time.
É possível oferecer um atendimento de excelência ao passageiro e tornar isso um grande fator de fidelização de clientes. Além disso, é possível usar isso como um grande diferencial competitivo. A Baruel é expert quando o assunto é atendimento de alto nível e, por isso, não abre mão de colocar o cliente sempre em primeiro lugar.